Acesse sua conta:

Modelo Organizacional

Entenda como funciona nosso Modelo Organizacional

COOPERATIVAS SINGULARES


As cooperativas de crédito singulares do Sicoob, são instituições financeiras resultantes da união de pessoas integrantes de segmentos econômicos específicos, que buscam a melhor maneira de atendimento às suas necessidades financeiras e portanto, tornam-se ao mesmo tempo, usuários dos produtos e serviços da cooperativa e também seus donos. O Sistema é composto por seis segmentos de cooperativas de crédito: Empregados Privados; Profissionais Liberais; Rural; Pequenos Empresários, Microempresários ou Microempreendedores; Empréstimos e de Livre Admissão.

COOPERATIVAS CENTRAIS


Com o intuito de incrementar a qualidade dos serviços prestados aos associados, as cooperativas singulares do Sicoob se organizaram e constituíram as cooperativas centrais de crédito - Centrais Sicoob, como forma de ampliar ainda mais a capacidade de atendimento. As centrais são instituições independentes, promotoras da integração regional e estadual das cooperativas do Sistema.

SICOOB CONFEDERAÇÃO


A Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Ltda. - Sicoob Confederação é uma cooperativa de terceiro grau, segundo a legislação cooperativista e, como instituição, possui personalidade jurídica própria. Foi constituída pelas cooperativas centrais do Sistema - Centrais Sicoob, com a finalidade de defender seus interesses, promovendo a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica. Define ainda, políticas e estratégias de comunicação e marketing, principalmente em relação à marca Sicoob.

BANCOOB


O Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) é um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais de crédito do Sicoob. Criado em 1996, é regido e regulamentado pela Lei 4.595/64 e pela Resolução 2.788/00 do Conselho Monetário Nacional. O Bancoob atua com agente facilitador na redução dos custos das cooperativas, desenvolvendo e disponibilizando produtos e serviços tipicamente bancários para elas. Desta forma, as cooperativas de crédito assemelham-se às demais instituições do mercado bancário, contando com uma linha completa de cartões de crédito, poupança, cobrança bancária, linhas de créditos de recursos repassados por instituições governamentais, fundos de investimentos, entre outros, em condições significativamente competitivas.

CABAL BRASIL


A Cabal Brasil - bandeira e processadora de cartões - constituída em 2000 com sede em Brasília - DF, é resultado da aliança entre duas importantes entidades de origem cooperativista, o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil) e a Cabal Cooperativa de Provisión de Servícios Ltda, com sede em Buenos Aires – Argentina, e também proprietária da Bandeira Cabal. Com uma estratégia de atuação bem definida para o mercado brasileiro, oferece aos emissores de cartões, instituições financeiras ou não, a possibilidade de uso de uma nova bandeira , bem como toda infra-estrutura de processamento e apoio operacional, fundamentais para o sucesso da operação.

SICOOB PREVI


A Fundação Sicoob de Previdência Privada - Sicoob Previ é uma entidade fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos. Constituída como fundação, em conformidade com a Lei Complementar nº 109, teve seu funcionamento autorizado em 5 de maio de 2006, pela Portaria nº 394 do Ministério da Previdência Social. Em novembro do mesmo ano, foram iniciadas as operações da instituição. Com o objetivo de constituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário, complementares aos assegurados pelo Regime Geral de Previdência Social, a Sicoob Previ administra os planos Sicoob Multipatrocinado e Sicoob Multi Instituído.

BANCOOB DTVM


A Bancoob Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda (Bancoob DTVM) é uma empresa especializada na administração e gestão de recursos do Sicoob e de terceiros, tendo como sócio majoritário o Banco Cooperativo do Brasil S/A - Bancoob. É credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e foi constituída com a finalidade de gerenciar ativos financeiros por meio de fundos de investimento, inclusive fundos exclusivos para as cooperativas do Sicoob.

PONTA ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS


Há 40 anos no mercado, a Ponta Administradora de Consórcios é uma das mais tradicionais empresas do segmento e conta com o diferencial de ter sido a primeira administradora de consórcios a obter autorização de funcionamento pelo órgão regulador no país, servindo de modelo para a estruturação de outras empresas do ramo. Desde julho de 2011, a Ponta Administradora de Consórcios integra o conjunto de instituições que formam o Sicoob, a partir de sua aquisição pelo Bancoob.